top of page
  • Foto do escritorOutrora

130 anos da pós-abolição. E depois?



Uma tendência historiográfica de trabalhos voltados para a reconstituição de trajetórias de indivíduos ou instituições negros(as) no Brasil tem ganhado força. Certamente, este empenho é uma reação a certos trabalhos que interpretam fatos históricos sem considerar a participação ativa e, muitas vezes, decisiva de negros e negras nos processos. Esta prática acaba por conferir alto grau de invisibilidade ao engajamento de negros e negras ao longo da história brasileira.


Compreender historicamente as experiências e expectativas que circundaram o período pós-abolição é romper com o entendimento das versões históricas que enxergam homens e mulheres negros enquanto pessoas alienadas desde do processo de abolição.


O pós-abolição ainda guarda silêncios a serem desvendados num terreno fecundo nos dias atuais. Período marcado pela construção de muitos significados e projetos de Brasis, é no pós-abolição que algumas das percepções que temos hoje acerca de raça e racismo foram constituídas.


Com isso, o Conselho Editorial da Revista Outrora tem a honra de abrir chamada de artigos e resenhas com temas relacionados ao período da escravatura e pós abolição no Brasil.


O objetivo é realizar um compêndio de estudos e pesquisas inéditas de graduandos por todo o Brasil, que problematizem abordagens historiográficas e teórico-metodológica cristalizadas, tratando de assuntos políticos, culturais, econômicos e sociais de afro-brasileiros e africanos ao longo desse período.


Além do dossiê, também estaremos recebendo artigos de temas livres relacionados ao campo da História e suas áreas correlatas para compor uma seção a parte.


A chamada para o dossiê e para artigos da seção livre é de 07 de agosto até 10 de setembro!


Não deixe de acessar as normas de publicação!

Os artigos e resenhas deverão ser encaminhados para o email: revistaoutrora@gmail.com


O CONSELHO EDITORIAL.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page