top of page
SUBMISSÕES

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Os trabalhos disponibilizados à publicação na Revista Outrora devem obedecer às modalidades seguintes:

DAS REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÕES 

1. A Revista Outrora se reserva somente a artigos e resenhas sobre a área de História e suas áreas correlatas produzidos por alunos de graduação, excluindo-se deste conjunto, autores pós-graduandos ou que já tenham concluído a formação superior. Os autores que, porventura não possuírem vínculo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) devem, impreterivelmente, nos enviar uma cópia digital de ofício datado comprovando serem estudantes de graduação.

2. A submissão e a publicação dos artigos são gratuitas, com o fim de se ampliar o conhecimento, condizente com a política da UFRJ, como instituição pública, gratuita e de qualidade.

3. O recebimento de submissões é circunscrito a chamadas, divulgadas por meio do site e página no Facebook, restando à Comissão Editorial definir, em sua soberania, a cada semestre, uma data de abertura para as mesmas, respeitando o calendário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

4. Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com as informações abaixo:

 4.1. Os direitos autorais, em conjunto com os dados e conceitos emitidos nos trabalhos assinados, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 4.2. O conteúdo dos textos publicados por seus respectivos autores, em sua integralidade, é unicamente de responsabilidade dos mesmos, não implicando necessariamente na concordância intelectual do Comitê Editorial, do Conselho ou de qualquer outro colaborador envolvido com a publicação deste periódico.

 4.3. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

 4.4.  A publicação de artigos e resenhas, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Outrora é gratuita e não remunera de modo algum seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Outrora – e o referido hipervínculo – como edição original (Exemplo: “Artigo originalmente publicado na Revista Outrora, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).

5. O Conselho Editorial e/ou o corpo de pareceristas se reserva o direito de recusar os trabalhos que não atendam as normas de formatação estabelecidas ou que, mediante consulta ao Conselho Editorial, sejam considerados inadequados à proposta e intuitos da revista.

6. O Comitê Editorial, em sua soberania, reserva-se o direito de investigar a ocorrência de casos de dupla submissão ou plágio para artigos e resenhas submetidas. Os artigos podem incluir material publicado anteriormente pelo(s) autor(es), desde que este esteja claramente indicado, com referência completa, e que o artigo submetido traga significativa contribuição inédita

7. Os artigos recebidos serão ordenados por data de chegada ao e-mail da revista e, por consequência, entrarão em uma fila de publicação. Imediatamente, se iniciará o processo de avaliação.

8. Se porventura, a quantidade de artigos e resenhas aprovados ultrapasse o limite máximo de trabalhos previstos para a edição vigente, automaticamente os trabalhos serão publicados no número seguinte, e seus autores, devidamente comunicados por e-mail.

DOS PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

1. A Revista Outrora, comprometida a selecionar e publicar unicamente contribuições de qualidade e em conformidade com a busca de seu estatuto científico, adota o seguinte processo de avaliação: Cada artigo será enviado inicialmente para 2 (dois) pareceristas, no sistema de revisão por pares. Caso haja divergência entre eles, (por ex.: um dos pareceres seja positivo -com ou sem modificações- e outro seja negativo) a Revista Outrora recorrerá a um terceiro parecerista para solucionar o impasse. Somente serão publicados os artigos aprovados por pelo menos dois pareceristas. Para os artigos, há três opções de parecer

* Aceito (positivo)

* Aceito com sugestões de modificação (aceitação condicionada a mudanças)

* Negado (negativo)

2. Caso o artigo seja “ACEITO” pelos dois pareceristas iniciais, ele entrará imediatamente nas primeiras posições da fila de publicação (ainda respeitando, dentro da categoria “aceitos”, a ordem de chegada).

3. Caso o artigo seja “ACEITO COM SUGESTÕES DE MODIFICAÇÃO”, as críticas e comentários dos pareceristas serão encaminhadas ao autor, por meio do e-mail. O autor terá um prazo de 5 (cinco) a 9 (nove) dias para realizar as modificações requeridas – prazo prorrogável, impreterivelmente, por mais uma semana, somente em caso de serem requisitadas modificações profundas no trabalho. O artigo somente entrará na fila para publicação após ter retornado à Revista Outrora em sua versão final, isto é, já com as correções indicadas pelos pareceristas.

4. O autor será comunicado se o trabalho foi aceito, aceito com sugestão de alterações ou recusado.

CONDIÇÕES PARA PUBLICAÇÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que desconsiderarem as normas apresentadas implicará a não aceitação do trabalho.

1. Serão aceitos para publicação artigos que resultem de pesquisa acadêmica e correspondam contribuições inéditas aos estudos históricos, e que não estejam sendo avaliados para publicação por outra revista.

2. Se em acordo com a política editorial geral do periódico.

3. O recebimento de trabalhos será feito unicamente pelo e-mail revistaoutrora@gmail.com

 3.1. No campo “assunto”: Submissão de Artigo OU Submissão de Resenha

 3.2. A mensagem enviada deverá ter 2 (dois) anexos:

          I. Anexo 1. ARTIGO:  O nome do arquivo Word a ser anexado deverá ser igual ao título do artigo, sem seu subtítulo. Ex: Se o nome completo do artigo é “A Escola dos Annales: Fernand Braudel e suas contribuições para a escrita da História”, o nome do arquivo Word contendo o artigo deverá ser “A Escola dos Annales.doc” seu título, sem o trecho subtítulo “Fernand Braudel e suas contribuições para a escrita da História”

         II. Anexo 2. CAPA DO ARTIGO OU DA RESENHA: Preencher o modelo disponível no link abaixo e enviar o arquivo do Word com o nome “Capa Título do Artigo”. Ex: Se o nome do Anexo 1 é “A Escola dos Annales.doc”, o nome do Anexo 2 deverá ser “Capa a Escola dos Annales.doc”.

Modelo de capa para artigos, acesse e baixe aqui.
Modelo de capa para resenhas, acesse e baixe aqui.

4. Os dados dos autores não são disponibilizados para os pareceristas, uma vez que o método de avaliação é o duplo-cego. Portanto, para que os pareceristas não tenham acesso à identidade dos autores, não deverão constar os nomes dos autores ou os nomes de seus orientadores no corpo do texto. Estes dados deverão ser incluídos APENAS NA CAPA. Exclua do arquivo todas as informações que possam identificar a autoria do trabalho.

DAS REGRAS TÉCNICAS GERAIS 

1. Os textos devem estar em arquivo compatível com padrão MS Word nas extensões .doc ou .docx em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (1,25 cm) no início dos parágrafos, espaço 1,5 entre as linhas, exceto as referências bibliográficas e as notas, que devem ter espaço de uma linha (1,0). Sem espaço (0 cm) entre parágrafos e página configurada como A4, com margens de 2,5 cm.

2. Grifos:

 2.1. Aspas (“ ”): apenas para metáforas, transcrições e citações.

 2.2. Negrito: somente para títulos de capítulos, tópicos, tabelas e gráficos.

 2.3. Sublinhado: Não deve ser utilizado em nenhuma ocasião.

 2.4. Itálico: palavras estrangeiras, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do t texto. Apenas muito excepcionalmente o itálico deve ser usado para ressaltar palavras e expressões.

 2.5. Numeração de páginas: É solicitado aos autores que NÃO insiram os números nas páginas nos arquivos de texto enviados para avaliação, caso contrário o trabalho pode ser suscetível a não aceitação.

3. Os trabalhos devem ser digitados dentro da formatação estipulada no modelo disponível para download.

DAS REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS

1. É exigido que o artigo tenha um mínimo de 8 (oito) laudas completas (sem contar com a capa)

2. Sugere-se que o artigo tenha um máximo de 20 (vinte) laudas completas.

3. Citações: com mais de três linhas são destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo de 4 cm na margem esquerda, fonte normal Times New Roman, 10, espaço entre linhas simples, espaçamento antes de 12pt e depois de 18pt. Citações com menos de três linhas são incluídas no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal. O uso de itálico deve ficar restrito a palavras e trechos em língua estrangeira.

4. Notas de rodapé: devem aparecer ao fim de cada página, em fonte normal Times New Roman, tamanho 10, espaço entre linhas simples, justificadas, podendo ser de caráter explicativo ou conter referências bibliográficas (o padrão editorial da revista não contempla o sistema autor-data, no corpo de texto). Estas devem ser listadas também ao fim do texto, separando fontes primárias e referências bibliográficas.

 4.1. As referências bibliográficas devem estar nas notas de rodapé, de acordo com as normas da ABNT e digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, justificadas, com espaço simples entre as linhas. Ver exemplos abaixo:

Livros

BARTH, Fredrik. Process and form in social life. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1981.

BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Academia Brasileira de Letras, 2004.

Capítulo de livro
CASSIRER, Ernst. A linguagem. Introdução e exposição do problema. In: ________. A filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 9-74.

Coletânea
CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (Org.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.

Artigo de coletânea
HANSEN, João Adolfo. Para uma história dos conceitos das letras coloniais luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII. In: FERES JÚNIOR, João; JASMIN, Marcelo (Org.). História dos conceitos: diálogos transatlânticos. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Edições Loyola; IUPERJ, 2007. p. 253-266.

Artigos de periódicos
LIMA, Luiz Costa. Perguntar-se pela escrita da história. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 395-423, jul./dez. 2006.

PALTI, Elias José. É possível pensar a história em uma era pós-subjetiva? Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 4-14, jan./jun. 2010. Disponível em: <www.revistatopoi.org>. Acesso em: 20 set. 2010.

Artigo de publicação relativa a reunião científica
LOURENÇO, Eduardo. Dois fins de século. In: ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, XIII, 1990, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro: Lynx, 1992. p. 32-40.

Artigo de reunião científica publicado em anais eletrônicos
ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Clio Edições, 2007. p. 500-513 (Anais eletrônicos).

Tese acadêmica
AZEVEDO, Francisca Lucia Nogueira de. Carlota Joaquina, Infanta de Espanha e Princesa do Brasil (1808-1814). Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

Artigo de jornal
GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

Lembrando que as referências bibliográficas aqui utilizadas são separadas por categorias a fim de cumprir seu objetivo exemplar. Em seus trabalhos, as referências devem ser ordenadas alfabeticamente, sem a necessidade de incluir a categoria. 

 4.2 Referências bibliográficas no final do artigo devem estar,  de acordo com as normas da ABNT, digitadas em Times New Roman, tamanho 12, justificadas, com tabulação 1,25 cm antes de cada item e espaçamento simples.

5. A estrutura interna do artigo deve obedecer – nesta sequência:

· Título do artigo em português
· Título do artigo em inglês (Article’s Title)
· Resumo do texto em português
· Palavras-chave em português
· Resumo do texto em inglês (Abstract)
· Palavras-chave em inglês (Key Words)
· Introdução
· Desenvolvimento [Seções 1, 2, 3… n]
· Conclusão
· Listas (caso existam)
· Anexos (caso existam)
· Referências bibliográficas

DAS REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS PARA RESENHAS

1. A revista só aceita resenhas de obras publicadas recentemente: no Brasil, há menos de 5 (cinco) anos; no exterior: há menos de 7 (sete) anos ou livros pouco conhecidos pelo público, mas relevantes para os debates de estudos históricos (como, por exemplo, obras de pouco acesso tornadas públicas recentemente).

2. É exigido que a resenha tenha um mínimo de 5 (cinco) laudas completas (sem contar com a capa).

3. Sugere-se que a resenha tenha um máximo de 7 (sete) laudas completas.

DAS REGRAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS PARA ENSAIOS

1. A revista entende por ensaio o texto experimental que transita entre a arte e a ciência. Marcado por uma atitude de escrita mais livre, pouco sistemática, aqui temos espaço para a pessoalidade e até para um pouco de digressão. O uso de metáforas e outras figuras de linguagem também é uma ferramenta possível. 

2. É exigido que o ensaio tenha um mínimo de 8 (oito) laudas completas (sem contar a capa).

3. Sugere-se que o ensaio tenha um máximo de 20 (vinte) laudas completas. 

Todos os trabalhos deverão ser enviados para o email: revistaoutrora@gmail.com

Comitê Editorial,
Rio de Janeiro, 17/10/2017

bottom of page